quinta-feira, 31 de maio de 2012
Tambor Xamânico
Sería o tambor xamânico um instrumento wiccano? Seriam as práticas realizadas com tambor xamânico wiccanas?
As respostas são: não e talvez. O tambor Xamânico como o próprio nome já dá a entender é um instrumento de origem xamânica, enquanto que as práticas realizadas com ele, se não forem de origem xamânica, serão originárias do caminho espiritual em que a cerimônia se realiza.
Ex. Um bruxo, que usa as batidas do tambor para acelerar as energias, afim de criar um cone de poder, está utilizando um instrumento xamânico em uma prática wiccana. Já um bruxo, que usa o tambor xamânico para conhecer o seu animal totem, está usando um instrumento xamânico em uma prática xamânica, que pode ou não estar ocorrendo dentro de um ritual wiccano. Portanto a Wicca faz uso do instrumento e de algumas práticas xamânicas sem que o instrumento ou as práticas sejam ou se tornem wiccanas.
O que viria a ser um tambor xamânico?
A estricto sensu um tambor xamânico é aquele confeccionado por um xamã, utilizando materiais naturais, dentro de um ritual em que antes, durante e após o ato de montagem o xamã se manteve em contato com os seres espirituais e guias do caminho, da linhagem xamânica daquela cultura.
Em latu sensu, um tambor confeccionado em material natural, dentro de um ritual próprio, em contato com a egrégora daquele caminho espiritual e consagrado, será considerado pelos praticantes do caminho um tambor xamânico.
Qualquer tambor pode ser utilizado em práticas xamânicas ou de bruxaria?
Depende! Um autêntico xamã de uma tribo nativa de qualquer cultura, dirá que o tambor deve ser confeccionado da forma que sua vertente xamânica orienta.
Os praticantes de xamânismo se dividem, alguns entendem que desde que o tambor passe por uma limpeza energética e seja consagrado ao trabalho espiritual, não importa o material em que seja confeccionado ele será considerado como um tambor propício ao uso.
Já outros praticantes entendem que, se não puder ser confeccionado como manda a tradição, no maximo deverá ser confeccionado em material natural, dentro de um ritual próprio, em contato com a egrégora daquele caminho espiritual e consagrado. Particularmente eu adoto o segundo entendimento.
Qualquer pessoa pode confeccionar um tambor xamânico?
Novamente depende! Os praticantes novamente se dividem, há aqueles que entendem que sim. Há aqueles que entendem que não, que somente um xamã ou um praticante do caminho poderia confeccionar um a tambor.
E existem aqueles que entendem que qualquer um pode confeccionar o seu próprio tambor, mas teriam que sentir o chamado para tornarem-se artesãos do tambor, afim de confeccionar tambores para terceiros.
Para que serve um tambor xamânico?
O tambor é utilizado para que se atinja estados alterados de consciência, propiciando ao xamã, ao praticante do caminho, ou aos participantes de um ritual possam contatar o mundo espiritual. Pode ser usado para invocar e evocar energias, realizar limpezas energéticas, alinhamentos energéticos, curas, iniciar e finalizar rituais, criar espaços mágicos, etc...
Como se procede a confecção de um tambor xamânico?
Há duas formas, a primeira é por inspiração! Geralmente nessa forma a pessoa já pratica o xamânismo seja solitariamente ou com a instrução de um mentor. A pessoa tem uma visão ou um sonho em que o guia espiritual da pessoa lhe presenteia ou lhe ensina como ela deve confeccionar o tambor.
Na segunda, a pessoa não necessariamente está trilhando o caminho xamânico, mas sente interesse em confeccionar seu próprio tambor, ela procura por um artesão que lhe orientará, lhe auxiliará não só na montagem como em todo o procedimento ritual a ser realizado.
Por Coill Glas Anam. Iniciado da TCS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário