quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lá no astral tem diferenças entre santo católico e chefe/membro de falanges de orixás de entidades de Umbanda ?

Acreditando que as religiões são criações humanas e que todas levam ao CRIADOR diria que não há no astral diferenças entre santos católicos e chefes de falanges de orixás das entidades de Umbanda.

Quando menino na Umbanda entendia que o sincretismo religioso era uma maneira dos pais velhos cultuarem os orixás de uma forma que o senhorio não impedissem seus cultos.

Quando cheguei a idade madura, vi que as imagens representavam não só o santo católico pois, de tanta imantação nas giras de Umbanda, passavam a ser uma representação dos orixás.

Há algum tempo atrás, mais velho, lendo maravilhosas passagens terrenas dos santos católicos em caridade aos seus irmãos e louvor ao CRIADOR, passei a entender que o sincretismo outrora feito pelos pais velhos , representam algo muito mais profundo que simplesmente uma imagem católica.

Vejo, por exemplo, na figura de um São Jorge, um chefe da falange de Ogun, pelas suas características de luta, da necessidade nossa de vencer as dificuldades da vida, bastante vinculadas as características desse orixá guerreiro e vencedor de demanda.

Pela própria definição de Pierre Verger que os orixás são eguns divinizados pelos humanos, não vejo nada que impeça que São Jorge não seja uma entidade de Ogun.

Se na igreja católica encontramos também soluções para nossos problemas espirituais e materiais , por que achar que o santo católico nada tem a ver com Ogun ? Vejo lá por meio de seus cultos sagrados a imantação de imagens nas missas e tanta devoção da fé dos que lá também praticam a religiosidade que não desvinculo o santo do orixá.

Vejo também que alguns pais velhos trabalham com com esses santos católicos como se fossem entidades , corroboro mais ainda essa minha visão.

Quando vejo discussões que Jesus Cristo é um Oxalá, nada me impede de aceitar pois não seria ele um grande chefe da falange pelas suas características quando da sua passagem terrena ?

Finalizando, acredito que lá no astral não há essa divisão que fazemos aqui em baixo e o que lá importa é a evolução espiritual que levam os seres viventes a condição de serem dignos representantes das potencias do CRIADOR em reger ou ser membros de Suas maravilhosas falanges.

Assim como na África seus povos cultuam seus orixás por divinização de eguns por que não podemos fazer o mesmo com os grandes mestres da espiritualidade na Umbanda, já que "bolando" ou "incorporando" recebemos somente espíritos e não os orixás ...

Mas é somente uma visão e não uma verdade pois só há uma e essa pertence ao CRIADOR.

Nenhum comentário:

Páginas